"Who watches the Watchmen?"
Após um longo período, finalmente terminei a leitura de Watchmen. Consultando o arquivo do blog, percebo que comecei a leitura em março. Mas como assim levei 3 meses para ler uma história em quadrinhos? Como ja havia dito no post anterior, Watchmen possui 12 volumes, cada um com cerca de 34 páginas. Inclua uma monografia e algumas matérias chatas nesses três meses e a resposta para a demora fica evidente.
Pois bem, Watchmen é tudo aquilo que sempre falam?
Logo de cara respondo, sim e não.
Sim, Watchmen é sensacional. A história é muito boa e tudo parece estar pronto para se transformar no roteiro de um grande filme. Entretanto, algumas coisas me irritaram um pouco como a história paralela de uma revista em quadrinhos (isso mesmo uma história dentro da história principal) que sempre serve de metáfora para os acontecimentos da trama, e a parte final que possui alguns elementos bem ...... hummmmmmm "viajantes". Ok, isso parece até hipocrisia já que logo de cara diversos elementos fantásticos são introduzidos na história, mas no final a coisa fica exagerada.
Porém, os defeitos apresentados por Watchmen são mínimos se comparados à profundidade e complexidade de sua trama. Acho que essa é a grande sacada de Alan Moore. O cara criou um universo completo e soube muito bem explorar os personagens e suas histórias. Em 12 volumes fui transportado para um mundo diferente em que a Terceira Guerra Mundial pode acontecer a qualquer momento e os super-heróis são gente de carne e osso, sem nenhum poder em especial.
E o filme?
A julgar pelo primeiro trailer, o diretor Zack Snyder parece ter conseguido capturar o mesmo espírito dos quadrinhos. Até agora, parece ser um projeto bastante promissor. Só não sei se conseguirá barrar Batman - The Dark Knight (2008). Ok, são coisas bem diferentes. EU SEI, mas ambos derivam dos quadrinhos e compará-los será natural.
Resumindo: LEIAM. Quem gosta de uma boa história deve ter a oportunidade de descobrir os Watchmen.
0 comentários:
Postar um comentário