quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

SLUMDOG MILLIONAIRE

Quero muito que “Slumdog Millionaire” receba o Oscar de Melhor Filme no dia 22/02. Ainda não assisti “Frost/Nixon”, nem “Milk”, nem “The Reader” e nem mesmo “O curioso (e demorado) caso de Benjamin Button”, mas não quero nem saber deles. Torço mesmo é pelo favelado.

Além da estatueta de Melhor Filme, acho que Danny Boyle também merece o prêmio como Melhor Diretor. Que o cara era bom todos já sabiam, mas aqui ele se supera demonstrando muita segurança na condução do filme. É dele o mérito de impedir que a história do “garoto pobre que consegue ultrapassar todos os obstáculos na vida e chegar à final de um programa de televisão que promete um prêmio milionário”, cai no campo do drama barato. Prova disso é ritmo alucinante do filme. As situações vividas pelos personagens nos são mostradas de forma rápida e eficiente, o que fez com que as duas horas de duração voassem para mim.

Os atores estão todos muito bem, especialmente as crianças. Ok, não falo a língua deles, mas eles conseguiram me convencer de que eram realmente crianças pobres das ruas de Bombaim.

Outros prêmios que ele deveria ganhar:

Melhor Fotografia - as tomadas do trem são as melhores

Melhor Mixagem de Som/Melhor Edição de Som/ Melhor Trilha Sonora Original/ Melhor Canção Original/ Melhor Edição de Som - aí está um dos elementos fundamentais do filme: a música. Seguindo os ensinamentos de Bollywood, o filme nos bombardeia constantemente com sons e músicas que ajudam muito a compô-lo como um todo. A cena com os garotos andando de trem ao som de M.I.A. cantando Paper Planes é um bom exemplo disso. 

Espero que no dia 22 de fevereiro, o nome de “Slumdog Millionaire” seja mencionado diversas vezes, pondo um fim às chatices que normalmente imperam nas premiações do Oscar.

3 comentários:

Clementina 12 de fevereiro de 2009 às 17:23  

então, mas tem muita gente dizendo que ele meio que copiou a fotografia de cidade de deus. que é um trunfo e segundo dizem, faz toda a diferença no filme.

eu não vi ainda, mas sei que em cidade de deus a câmera, as cores e o ritmo da fotografia fazem muuuiiita diferença.

enfim...só pra fazer pensar mesmo

Daniel 12 de fevereiro de 2009 às 19:12  

Li uma matéria a respeito disso na Folha e posso dizer que, enquanto assistia o filme, logo pensei em "Cidade de Deus". Acontece que as semelhanças entre os dois param aí. Além da fotografia, "Slumdog Millionaire" possui diversas outras qualidades. Assista.
OBS: Acho que "Cidade de Deus" é um dos melhores filmes nacionais já feitos. Será que isso me influenciou?

Daniel 12 de fevereiro de 2009 às 19:12  
Este comentário foi removido pelo autor.