UOW - THE DARK KNIGHT
"Batman Begins" (2005) é um ótimo filme. Abandonando os exageros e absurdos dos dois últimos filmes da série ( "Batman Eternamente" de 2003 e "Batman & Robin" de 1997), o diretor Christopher Nolan conseguiu reinventar o herói mostrando suas origens e deixando o terreno pronto para uma sequência. Passados três anos, finalmente estréia "Batman: The Dark Knight" (2008). O que é possível dizer sobre ele? Primeiro que as expectativas eram imensas. Com o mesmo diretor, o mesmo elenco (com a exceção de Katie Holmes) e ainda a tão elogiada atuação de Heath Ledger como o Coringa, The Dark Knight prometia representar um marco nos filmes derivados de quadrinhos.
Ele cumpre essa promessa?
Acabo de assistir ao filme e afirmo que este é um dos melhores filmes de ação de todos os tempos e o melhor filme baseado em quadrinhos já feito.
The Dark Knight é impressionante desde seu início. Ele não perde tempo para explicar as mudanças ocorridas em Gothan e já de cara nos mostra que o verdadeiro protagonista é o Coringa. Queria muito não repetir os inúmeros elogios feitos à atuação de Heath Ledger, mas isso é impossível. O cara some no papel. Sua voz, seus trejeitos, tudo que ele faz para compor o personagem é perfeito. Ele não representa, ele é o Coringa.
Mas se o Coringa é o grande protagonista do filme, o que acontece com Batman/Bruce Wayne? É lógico que ele é importante para o filme, mas dessa vez a abordagem do personagem é bem diferente da vista em Batman Begins. Agora, Bruce Wayne já está estabelecido como Batman, tão estabelecido que na maioria das cenas ele aparece já vestindo sua armadura, ao contrário do que ocorria no filme anterior.
O fato de Bruce Wayne/Batman acabarem sendo meio ofuscados não se deve apenas ao Coringa. O Comissário Gordon e o Promotor Harvey Dent também são muito importantes para a história o desenvolvimento desses personagens é muito mais interessante do que o de Bruce Wayne.
Mas sinceramente? Quem rouba a cena mesmo é o diretor Christopher Nolan que, juntamente com seu irmão Jonathan Nolan, cria uma história impressionante com um roteiro excelente que jamais cai no ridículo.
Como havia dito anteriormente, The Dark Knight é o melhor filme baseado em quadrinhos ja feito. Ele é longo? Sim, ele possui pouco mais de duas horas e meia, mas acreditem, o tempo voa nesse filme.
É quase certo que um terceiro filme seja feito. Só espero que ele consiga chegar perto da genialidade demonstrada por The Dark Knight.
___________________________________
OBS: Essa foi a segunda review que escrevi de The Dark Knight. A primeira ficou muito grande e acabava revelando muitos aspectos da trama, por isso decidi escrever uma que fosse bastante genérica, mas que ao mesmo tempo apontasse as virtudes do filme.
1 comentários:
Eu não consigo parar de pensar no Coringa.
Postar um comentário