A Renault tá nervosinha....
Olhem o que aconteceu:
Em abril deste ano, a revista francesa AUTO PLUS publicou as fotos da futura geração do Renault Megane, mais exatamente, a terceira geração.
Ocorre que os planos da Renault eram de lançar o carro somente em 2010/2011 e como as fotos publicados eram reais e não apenas montagens, a marca desconfiou de espionagem industrial e resolveu apelar para as autoridades francesas.
O que foi feito pela polícia francesa? Um jornalista da AUTO PLUS foi preso para que informe quem lhe passou as fotos do carros. Além disso, computadores e documentos da revista foram apreendidos, tudo para que a Renault possa descobrir de onde vazaram as fotos.
Se fosse um dos chefões da Renault, com certeza estaria puto, uma vez que foram vazadas as fotos de 4 carros completamente novos: Megane 5p, Megane 3p, Scenic de 5 lugares e Scenic de 7 lugares. Entretanto, achei meio exageradas as atitudes tomadas pelas autoridades francesas de prender um jornalista e exigir que este revele sua fonte.
Pergunto a meus amigos jornalistas e afins: um jornalista pode ser obrigado por lei a revelar a sua fonte em um caso como esse?
2 comentários:
Os franceses são estranhos.
em princípio não. pergunto aos meus amigos advogados e afins, pode-se prender um jornalista por não revelar a sua fonte...
Postar um comentário