sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Miyazaki na veia!

Mais uma vez, sou eternamente agradecido ao Mininova por ter me "permitido" baixar mais obras do mestre Hayao Miyazaki. 

Como havia dito anteriormente, meus episódios de Poirot estavam acabando e precisava desesperadamente de algo novo para assistir antes de dormir. Pesquisando um pouco pelo Mininova, descobri que quase todos os filmes de Miyazaki poderiam ser baixados e foi justamente isso que fiz.  

Rapidamente, falarei um pouco dos filmes que assisti e o que achei deles. 

Lupin III - O Castelo Cagliostro (1979)


Para que não sabe, o personagem Arséne Lupin é a resposta do mundo do crime ao famoso Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle. No filme de Miyazaki, Lupin III é o neto desse famoso ladrão, que se vê envolvido com uma "noiva em fuga" e deve resgatá-la do giganstesco Castelo Cagliosotro.

O filme é bem movimentado e com diversos momentos cômicos. Esse é um dos primeiros trabalhos de Miyazaki e sua arte está muito diferente de seus filmes posteriores. 

Gostei do filme e o recomendo.

Nausicaä - Vale do Vento (1984)


Aqui diversos elementos marcantes da filmografia de Miyazaki começam a aparecer como: a aviação, a importância da natureza e uma personagem feminina como protagonista. 

A premissa é a seguinte: no futuro, a população da Terra foi quase toda dizimada e uma imensa floresta tóxica, infestada de insetos gigantes, ameaça a vida dos que restaram. No Vale do Vento, habita um povo que tem como princesa Nausicaä, uma menina que possui um talento fora do comum de se comunicar com os tais insetos gigantes. O povo do Vale do Vento vive em harmonia com a floresta tóxica até que a queda de uma aeronave estrangeira muda a vida de todos.

Achei que o filme fosse ser muito monótono, mas me enganei. As cenas de batalha são muito boas e os personagens idem. 

Novamente, gostei e recomendo.

Laputa: Castle in The Sky (1986)


Tirando o nome de duplo sentido, Laputa começa agitadíssimo e se continuasse no mesmo ritmo seria um dos melhores filmes de Miyazaki. Infelizmente, sua parte final é muito chata e completamente sem inspiração. Uma pena, pois o filme prometia muito.

Eis a história: um garoto e uma garota fogem de piratas e de agentes do governo para encontrarem um lendário castelo que flutua pelas nuvens. 

Resumi muito a história, mas é que fiquei tão decepcionado com o resultado final que nem vale a pena explicar muito. 

Meu Vizinho Totoro (1988)


Até agora, coloco esse como um dos melhores filmes de Miyazaki. É um filme pequeno, no sentido de que lida com uma família se adaptando a uma nova casa e a saudade que sentem da mãe que se encontra internada por problemas de saúde. Obviamente, existe um elemento fantástico na trama: o tal Totoro, um monstro que habita uma floresta ao lado da casa das protagonistas. Entretanto, ele não diminui em nada os méritos do filme. 

Esse é cinco estrelas.

Kiki's Delivery Service (1989)


Kiki é uma bruxa que acaba de completar 13 anos. Como de costume, agora que já possui 13 anos, Kiki é obrigada a deixar a casa de seus pais para que ,dentro de um ano, possa encontrar uma cidade e nela se estabelecer. Após um noite de viagem, ela chega a uma cidade litorânea em que todos ficam surpresos pela presença de uma bruxa. Infelizmente, Kiki não possui qualquer habilidade especial que a torne única, portanto, ela abre um serviço de entregas se valendo dos benefícios de se locomover com uma vassoura voadora. 

O filme é bem chato e no meio a trama se perde completamente, mas mesmo assim não chega ser um desastre completo.

Não assistiria novamente.

Porco Rosso (1992)


Ainda tô baixando.

Ponyo on the Cliff by the Sea (2008)


É um ótimo filme, mas com certeza não atinge o patamar estabelecido pelos três trabalhos anteriores de Miyazaki: Princesa Mononoke (1997), A Viagem de Chihiro(2001) e O Castelo Animado (2004). O filme é o mais infantil de todos.

Nele, uma princesa do mar foge para a superfície onde é resgatada por Sõsuke, um menino de 5 anos que a chama de Ponyo. Nesse meio tempo, o pai de Ponyo está a sua procura e quando a encontra, a captura e a leva novamente para o mar. Decidida a viver na superfície, Ponyo escapa novamente causando, sem que saiba, um maremoto que coloca a vida de todos da cidade de Sõsuke em perigo. 

Recomendo, mas reconheço que esperava bem mais. 

1 comentários:

serendipity 27 de setembro de 2008 às 04:58  

OBAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! EU vou ver TODOS!!!!!!!!