segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mr. Jingles


Acabo de entrar no Favoritos e li uma lista bastante interessante. Ela traz o "Top 20 Filmes que Fazem os Homens Chorarem". Reconheço que não foram muitas as vezes que chorei por um filme. Já me emocionei diversas vezes, mas chorar é complicado. A Mari sabe disso.

Voltando à lista, ela contém alguns filmes que nem havia ouvido falar (Rudy? Brian’s Song? Old Yeller?) e outros que vi, mas que sei que não deveriam estar nessa lista (E. T. The Extra-Terrestrial, The Lord of the Rings: The Return of the King, Big Fish) . Entretanto, 3 filmes dessa lista me marcaram muito e em pelo menos um deles chorei de soluçar. Não tenho vergonha (agora) de admitir isso e acho que vocês entenderão quando eu disser qual é o filme.

Pois bem, o primeiro dos três é "FORREST GUMP" (1994) . A história do filme é excelente e Tom Hanks não levou o Oscar de Melhor Ator por nada. O que me deixou beeeeeeeeeeem emocionado é o final. ATENÇÃO QUE NÃO VIU ATÉ HOJE FORREST GUMP SE MATE, POIS VOU FALAR DO FINAL. A cena em que ele coloca o filho no ônibus é muito triste. Você sabe que ele não é totalmente capaz de cuidar de uma criança, mas que ele dará o seu melhor para superar suas limitações mentais para criar sozinho o filho. Além disso, pensar que ele passou por tudo aquilo e no final não consegue ficar com a "garota de seus sonhos" é mais depressivo ainda.

Seguindo, lembro de "UM SONHO DE LIBERDADE" (1994). Faz muito tempo mesmo que vi esse filme pela última vez, mas certos momentos ficaram na minha cabeça. Primeiro: Morgan Freeman. Me pergunto porque demoraram tantos anos para lhe darem um Oscar. Seu personagem é muito triste e cada vez que ele ia tentar receber a liberdade condicional e não conseguia, ficava com mais pena dele. Segundo: o senhor idoso que passou a vida na cadeia e que quando sai não aguenta a mudança drástica preferindo se enforcar. Terceiro: para variar, a cena final. Aquele cena da praia é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem emocionante.

E então chegamos a "À ESPERA DE UM MILAGRE" (1999). Sim, foi esse que me fez soluçar de tanto chorar. Baseado em uma obra de Stephen King (que por sinal também escrever "Um sonho de Liberdade"), esse filme é longo, triste e parado, mas é excepcional. Mesmo contando com elementos fantásticos, a história é muito bonita e muito, muito, muito, muito TRISTE.
Sabe o que me fez chorar tanto? A narração final do protagonista:

I think about all the people I've loved, now long gone.
I think about my beautiful Jan, and how I lost her so many years ago.
I think about all of us walking our own Green Mile, each in our own time. But one thought, more than any other, keeps me awake most nights...
..if he could make a mouse live so long, how much longer do I have?
We each owe a death, there are no exceptions, but sometimes, oh God, the Green Mile is so long...

Ah não. Vai começar tudo de novo.......

2 comentários:

carol 10 de junho de 2008 às 08:15  

Cara, eu também morri de tanto chorar assistindo a esse filme. Não esqueço o negão falando que sente 'toda a dor que existe no mundo'. Me identifiquei um pouco. =/

'I'm tired of all the pain I feel and hear in the world everyday. There's too much of it. It's like pieces of glass in my head all the time.'

Anônimo 18 de junho de 2008 às 18:46  

The Green Mile é foda!
Li o livro e se a tinta da impressão fosse vagabunda, ele estaria todo borrado te tanto que eu chorei! No cinema paguei mico durante a sessão... Sorte q fui prevenida e já levei a caixa de lenço de papel! Tb adoro Um Sonho de Liberdade, e tudo do Stephen King!
bjos