quinta-feira, 3 de abril de 2008

TOP 10


O processo de montar listas é, a princípio, uma tarefa de puro prazer. Sabe quando alguém vira e fala: "Meus bares favoritos são....." ou "Meus livros de cabeceira são....”Aliás, odeio essa expressão “livros de cabeceira”. A cama de alguém aqui tem cabeceira? EU SEI que isso é apenas uma expressão que indica o criado que se localiza ao lado da cama e não propriamente a cama, mas mesmo assim se o livro está na “cabeceira da cama” é porque a pessoa o está lendo correto? Assim, afirmar que seus livros de cabeceira são “Meu pé de laranja lima” e “Chatô, o rei do Brasil” significa que você os está lendo nesse momento e não que eles sejam os seus livros favoritos. Odeio as pessoas que se utilizam dessa expressão para demonstrar suas preferências. MAS voltando ao assunto principal, o processo de organizar listas revela-se uma tarefa mais árdua do que o esperado quando nos deparamos com uma infinidade de opções que devem ser impiedosamente reduzidas até que se adeqüem ao número proposto.
Para mim, o maior problema não é reduzir, por exemplo, 50 filmes a apenas 10, mas sim enumerar os 10 restantes. É muito ruim isso. Já não basta que esses pobres filmes tenham se saído vencedores de uma análise criteriosa e sanguinária? Eles também deverão ser re-examinados e dessa vez cada um ocupará um lugar específico, de acordo com o objetivo da lista.
Essa semana Cora Rónai assistiu ao filme “Paixão Proibida”. Na opinião dela, o filme é tão ruim que “não serve nem como trash, para se assistir zoando.” Isso a motivou a pensar em uma lista dos Dez Piores filmes que ela já havia visto. Infelizmente (queria muito saber quais eram os eleitos), Cora não conseguiu completar a tarefa afirmando que “É que dos filmes excepcionais a gente se lembra constantemente; das bombas, esquece rapidinho.”
Inspirado por esse comentário, comecei a pensar em quais seriam os 10 melhores filmes que já havia visto. Complicado..... Isso porque alguns critérios são necessários:
1º: São filmes que eu assisti de fato. (Portanto, a trilogia O Poderoso Chefão, A Lista de Schindler e outros filmes notoriamente “bons” não podem fazer parte de minha lista)
2º: Os filmes devem ser especiais para mim. Não importando se foram fracassos de público/crítica.
3º: De preferência devo ter assistido ao filme mais de uma vez.

Vou pensar em como seria minha lista e depois a colocarei aqui. Se alguém quiser montar, ou já tiver pronta sua lista de melhores filmes, fique a vontade para mostrá-la.

1 comentários:

Mark Venturelli 3 de abril de 2008 às 12:42  

Por isso não acabei meu top 10 até hoje: todo dia lembro de outro fantástico que tinha que estar na lista. Quem inventou essas listas tinha que ser esquartejado, costurado de volta, e esquartejado novamente.